O dia de abertura da competição de Patinagem de Velocidade nos World Skate Games ASU26, em Assunção, ficou marcado pela quebra de dois recordes do mundo nas rondas de qualificação do Contra-relógio Duplo de 200m Sénior, definindo um dia repleto de intensas batalhas de sprint e corridas táticas de 5000m Pontos. Os atletas puderam finalmente vivenciar condições plenas de competição, depois de as condições meteorológicas terem anteriormente restringido os testes à pista.

Ivonne Nochez Gallardo, de El Salvador, conquistou o recorde mundial feminino com o tempo de 18,389 segundos, enquanto o colombiano Santiago Vasquez estabeleceu a melhor marca mundial masculina com 17,108 segundos. Apesar do desempenho fabuloso na qualificação, Nochez Gallardo terminou em terceiro lugar na final, ao passo que Vasquez assegurou a medalha de ouro masculina com um tempo final de 17,133 segundos.

A Colômbia dominou várias provas: Kollin Castro alcançou o seu terceiro título consecutivo no Contrarrelógio Duplo de 200m Sénior Feminino, à frente da sua companheira de equipa Geiny Pajaro. No sprint masculino, o espanhol Jhoan Guzman ficou com a medalha de prata e o colombiano Jhon Tascon Holguin conquistou o bronze após uma corrida de desempate (skate-off).

As corridas de 5000m Pontos proporcionaram uma competição intensa, marcada por movimentos estratégicos e resistência. Mariana Imitola Vasquez, da Colômbia, dominou a prova de Pontos em Juniores Femininos com 33 pontos, enquanto a colombiana Gabriela Rueda superou por pouca margem a chilena Camila Carreño pelo título sénior feminino de 5000m. No setor masculino, o francês Hugo Morin conquistou o seu primeiro campeonato do mundo com uma aceleração final na prova de 5000m Pontos em Séniores Masculinos, seguido pelo espanhol Patxi Peula e por Chia-Cheng Tseng, do Taipé Chinês. A competição prossegue com as provas de 500m + D e os 10 000m Eliminação agendados para o dia seguinte.

Fonte: World Skate