DIOGO Vice Campeão Europeu 10Km P/E

O primeiro dia de competição, foi espetacular para as cores portuguesas, sobretudo para Diogo Marreiros que voltou a fazer história, obtendo a melhor classificação de sempre de um patinador de velocidade portugês, a nível individual, em Seniores Masculinos, num Campeonato Europeu, ao ser medalha de prata na prova inaugural desta competição, os 10Km Pontos/Eliminar.

Num aprova muito mexida, dois dos principais candidatos, o italiano Niero (Bronze mundial 2018) e o espanhol Peula (campeão mundial em 2017), lançaram-se na disputa dos primeiros pontos, tendo o italiano conseguido seis pontos numa fase muito precoce da corrida. Depois, Marreiros atacou e conseguiu obter alguns pontos, sendo que com um pouco mais de metade da prova (que teve 50 voltas a uma pista de 200m), tinha contabilizado 10, contra 9 de Niero, sempre com Diogo a ir a pontos e a marcar o ritmo da prova, não permitindo que o pelotão conseguisse aproximar-se.

Algum tempo depois o ritmo na frente abrandou e o pelotão fez a junção, com muita confusão à mistura, as equipas em ações de muita agressividade, resultando em mais fugas de curta duração, até que um grupo de meia dúzia de patinadores se isolou, onde se incluíam os primeiros da classificação.

Com Diogo na parte de trás do grupo, não foi pontuando e devido à velocidade, ou estratégia, não subiu no grupo. Niero foi conseguindo pontuar e depois o grupo partiu-se, obrigando Marreiros a grande esforço nas últimas voltas para voltar a pontuar. Chegou à meta em segundo obtendo mais dois pontos, totalizando 12, mas já longe de Daniel Niero, que com 19 se consagrou Campeão Europeu.

O terceiro foi o holandês Ruurd Dijkstra com 7, em igualdade pontual com o francês Bastien Lhomme. O lacobrigense fez, mais uma vez história, dez anos após a sua primeira medalha individual em Europeus Seniores/Absolutos, foi em Gera – Alemanha, em 2008, com apenas 16 anos (idade atual de Youth, o mais jovem patinador da Europa, até hoje, a conseguir uma medalha em Seniores), foi Bronze na Maratona do Europeu realizado em Gera, poucas semanas após se ter sagrado, na Dinamarca, Campeão Europeu Junior. Para percebermos este feito importa referir, que Portugal até ao momento conseguiu, apenas, 5 medalhas em Europeus Seniores/Absolutos, duas por equipas, Bronze em Estafetas masculinas em Geisingen/2014 – estrada (com Ricardo Esteves, Martyn Dias e Diogo Marreiros) e Prata em Lagos/2017 (com Márcio Costa, David Pedro, Martyn Dias e Diogo Marreiros), e três individuais, Célia Gonçalves, bronze em Seniores/Absolutos Femininos, em Paços de Ferreira, 2001 e Diogo Marreiros em 2008, Bronze e agora Prata, em 2018.

Sendo que esta é a prova em que um patinador português, em termos DIOGO Vice Campeão Europeu 10Km P/E individuais, mais alto subiu no pódio, num Campeonato Europeu Senior/Absoluto.

É caso para dizer que já não existem adjectivos para classificar este extraordinário atleta português: Diogo Marreiros!

Além deste feito de Marreiros, no primeiro dia destes campeonatos, outros destaques lusos aconteceram: Bronze para a equipa feminina de Youth na nova prova de 500m estafeta, com Ana Montenegro e Maria Silva.

Três quintos lugares de Marco Lira em Youth e Duarte Souza em Juniores, ambos nos 300m c/r

e Carolina Ferreira nos 10Km P/E em Juniores, tendo ficado a 11 centésimos de segundo de subir ao pódio… muito, muito perto!

Hoje, no segundo, de 6 dias de provas, até 23 de Agosto, realizar-se-ão as séries de 500m e as provas de Eliminação, para todos os seis grupos de competição presentes: Youth, Juniores e Seniores, em ambos os géneros.

Livestreaming das finais, a partir das 16h portuguesas em: http://live.speedskate.tv

Resultados e informações diversas no site da competição: http:// www.oostende2018.eu/nl/resultaten

Paulo Batista

Roller Lagos C.P.

2018-08-19T12:43:57+00:00Agosto 18th, 2018|Categories: Campeonato Europeu|Tags: , |